O BENFICA DE JORGE JESUS...
Em Olhão, o Benfica de Jorge Jesus completou 35 jogos consecutivos sem perder em todas as competições oficiais, o que constitui um máximo nacional numa só temporada. Na verdade, esse recorde até já havia sido batido no triunfo caseiro diante do Newcastle United, pois o antigo melhor registo pertencia ao FC Porto de José Mourinho, que, em 2003/04, somou 33 partidas sem conhecer o amargo sabor da derrota.
Os encarnados estão sem perder há cinco meses e dezassete dias, tendo a última derrota surgido em Moscovo, diante do Spartak (1-2), em jogo da Liga dos Campeões. Desde essa partida, o Benfica jamais voltou a perder, ainda que tenha sido eliminado da Taça da Liga pelo Sporting de Braga, nas grandes penalidades, após empate no tempo regulamentar.
Superou recorde de Guttmann
A 17 de Março, quando venceu o Vitória de Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques por quatro bolas a zero, o Benfica de Jorge Jesus havia superado o mítico recorde do húngaro Bela Guttmann, que, em 1959/60, tinha ficado 31 jogos sem perder, numa temporada em que os encarnados conquistaram o campeonato nacional.
Por outro lado, em 2003/04, temporada em que José Mourinho havia estabelecido o recorde agora superado por Jorge Jesus, o FC Porto conquistou o campeonato nacional, Supertaça portuguesa e Liga dos Campeões, apenas perdendo a Taça de Portugal, curiosamente numa final diante do Benfica.
O recorde de Jorge Jesus, por sua vez, ainda não garantiu ao Benfica nenhum título em 2012/13. Todavia, é inegável que colocou os encarnados mais perto da possibilidade de conquistarem o campeonato nacional, Taça de Portugal e Liga Europa, situação que, a concretizar-se, garantiria uma das melhores temporadas de sempre às águias.
SUGESTÃO DE LEITURA:
Algumas considerações sobre estes tempos de ilusões;