Influência dos árbitros (De 2008/2009 a 2011/2012)
Nesta análise, não são distinguidas boas ou más decisões, apenas são quantificadas as decisões e a sua real influência objectiva no desfecho dos jogos. Para tal, há dois pontos de análise que podem ser quantificados:
1- As grandes penalidades que alteram o resultado.
Podem ver na imagem uma série de estatísticas das quais relevo as seguintes:
1- O Porto é a equipa que tem melhor saldo de pontos ganhosa pós decisões desta natureza, com 30 pontos ganhos. São 10 vitórias. O Benfica está no outro espectro, com um saldo a zeros.
2- O Benfica é a equipa que joga mais tempo em superioridade numérica, com mais 360 minutos que o Braga. São mais 4 jogos inteiros a jogar em superioridade numérica que os outros. O Sporting é quem está menos tempo a jogar com mais elementos em campo, com menos 600 minutos que o Benfica (quase 7 jogos).
3- O Benfica é também a equipa que joga mais tempo em inferioridade numérica com 544 minutos (corresponde a 6 jogos inteiros a jogar com menos elementos), com o Porto no outro espectro a jogar com menos elementos somente em 121 minutos. Dá uma média de 30 minutos por ano.
Como conclusões, meramente estatísticas, verificamos o seguinte:
1- O Benfica é o clube que tem mais decisões que alteram jogos, entre penalties e expulsões.
2- O Porto é o clube que ganha mais pontos com as decisões arbitrais.
3- Braga e Sporting têm números muito semelhantes, integrados nas médias dos 4 clubes.
4- Benfica e Braga são os clubes que jogam mais tempo em superioridade numérica e curiosamente os que jogam mais tempo em inferioridade numérica.
http://socioencarnado.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/amotee.benfica