ESTÁ TAMBÉM DE PARABÉNS O PRESIDENTE FERNANDO MARTINS..
... QUE FAZ HOJE 95.º ANOS DE VIDA, QUE BELA DATA!!
Presidente marcante do clube da Luz, responsável pela vinda de Eriksson e pelo fecho do 3.º anel, completa hoje 95 anos. Um percurso de vida cheio e que se confunde com o Benfica.
Fernando Martins, foi Presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 1981 e 1987.
O Benfica abriu a década de 1980 com novo pleno nacional: Campeonato, Taça de Portugal (3-1 ao FC Porto na final) e a Supertaça Cândido de Oliveira, pela primeira vez na história do clube.
Contudo, a época seguinte foi negativa. O Benfica nada venceu e era chegada a altura de escolher novo treinador. Da Suécia chegou um jovem treinador chamado Sven Göran Eriksson que iria revolucionar o futebol benfiquista e por extensão o futebol português. Com métodos novos e modernos para a época, e apoiado por um conjunto de grandes jogadores, o Benfica faz nova temporada de ouro. Conquista o Campeonato, a Taça de Portugal (1-0 ao FC Porto, em jogo disputado no Estádio das Antas) e chega à final da Taça UEFA. Contudo, a tripleta é falhada, pois o Benfica perde por 1-2 para o Anderlecht no total das duas eliminatórias.
Na época seguinte, após conseguir o bicampeonato, Eriksson parte para a AS Roma. O pós-Eriksson revela-se, contudo, difícil e o Benfica falha os títulos de 1984/85 e 1985/86. Porém, não falha nos outros troféus, já que conquista neste período as duas edições da Taça de Portugal em disputa (3-1 ao FC Porto e 2-0 ao Belenenses nas finais) a que junta uma Supertaça Cândido de Oliveira. Entretanto, durante o mandato de Fernando Martins, o 3º anel do Estádio da Luz é fechado, aumentando a capacidade para uns impressionantes 120 000 lugares.