FRANCO JARA - "Vi os festejos pela televisão e fiquei impressionado"
"Vi os festejos pela televisão e fiquei impressionado"
Franco Jara está entusiasmadíssimo com a ida para o Benfica. Em entrevista a O JOGO, o atacante argentino confessa que está ansioso por falar com Jorge Jesus e por conhecer os cantos... à nova casa. Tranquilo, promete fazer vibrar os adeptos com o seu futebol veloz. No entanto, pede para evitarem comparações com Di María, Aimar, Saviola ou outro craque qualquer, pois tem a sua própria "personalidade e maneira de jogar".
Jara quer ajudar o Benfica a tornar-se novamente campeão nacional e a conquistar espaço na Europa, porque confessa que ficou emocionado com os festejos do título.
"Estou com grande expectativa em relação ao Benfica, porque toda a gente me fala muito bem do clube. Além disso, vi os festejos na televisão e na internet e fiquei muito emocionado, impressionado. Confesso que gostaria que se repetissem para o ano comigo lá", disse, a O JOGO, o reforço que os encarnados foram buscar ao Arsenal de Sarandi.
Jorge Jesus espera muito dos novos recrutas, sobretudo dos homens provenientes do País das Pampas, e Jara promete não se esconder. "Aceito a responsabilidade e estou pronto para tudo. Vou deixar tudo em campo: a pele e o coração."
As diferenças entre o futebol argentino e o português são muitas, mas o craque desvaloriza a questão. "É verdade que os estilos mudam de país para país, mas o futebol é universal e não me parece que vá encontrar problemas no Benfica. O que mais quero neste momento é começar e demonstrar em campo tudo o que sei fazer."
"Agradeço a Jesus ter pensado em mim para reforçar o Benfica"
Jara ainda não falou com Jorge Jesus, mas sabe que o treinador fez muita força para que a sua aquisição se concretizasse. "Ainda não falei com o treinador, mas estou ansioso por conhecê-lo. Quero muito falar com ele, até para lhe agradecer o facto de ter pensado em mim para reforçar o Benfica", sublinhou.
"Não estou triste"
Foi pela mão de Diego Armando Maradona que Jara chegou à selecção principal da argentina. No entanto, ficou de fora dos eleitos para África do Sul. O craque garante que não ficou triste com a opção de Dios e promete dar luta para estar presente em 2014 no Brasil, no próximo Mundial. "A Argentina tem grandes jogadores, e não é fácil fazer parte da selecção. Portanto, não fiquei nada triste com as opções. Vou torcer por fora pela nossa selecção. Sei que terei outras oportunidades, e quem sabe não poderei estar no Mundial de 2014? Sou ainda muito jovem, tenho tempo, posso esperar", sublinhou o jogador.
Saviola realizou uma boa temporada na Luz, mas foi ignorado por Maradona. Jara volta a referir que o seleccionador da Argentina "não poderia levar todos". "Trata-se realmente de um grande jogador, com lugar em qualquer clube, aliás como se vê pelo seu currículo, mas não foi chamado, tal como aconteceu com outros."
"Di María é grande em qualquer equipa"
Franco Jara conhece bem Di María, tanto mais que já estiveram juntos ao serviço da selecção argentina. Embora ainda à distância, o avançado formado no Arsenal de Sarandi tem acompanhado a carreira do amigo na Luz e não hesita em considerar que Di María está a viver o seu ponto mais alto como jogador. "O Di María é um grande jogador e esta época, no Benfica, atravessou os melhores momentos da sua carreira até agora. Além disso, está também a atingir níveis de qualidade muito apreciáveis na selecção argentina. Por tudo isso, prevejo que tenha um grande futuro pela frente", afirma Jara. Aos 21 anos, o atacante prefere não ser alvo de comparações com os compatriotas que já alinham no Benfica, defendendo que cada um tem as suas características e que ele pretende ganhar espaço próprio no clube da Luz. "Não me comparem com o Di María, nem com o Saviola, nem com o Aimar, pois somos todos jogadores com características diferentes. O que eu posso dizer é que estou preparado para este desafio, que julgo ser o maior da minha carreira", avisa.
Incontornável é a possível saída de Di María para o Real Madrid. O interesse dos madridistas existe, mas falta a passagem à negociação final para a transferência. Quanto a este assunto, Jara confessa não saber muito, mas tem uma forte convicção: se Angelito for para o Real, irá vingar. "Pelo que sei, a situação ainda não está definida e o negócio não está fechado. Mas é um grande jogador, capaz de representar qualquer equipa", assegura o internacional argentino, que revela "não ter problemas com a responsabilidade" de jogar num clube como o Benfica.
Chegada a 17 de Junho
Por enquanto, Franco Jara continua na Argentina a aproveitar as férias, após uma época no Arsenal de Sarandi em que foi titular indiscutível. Por estes dias, o avançado prepara tudo para poder viajar para Portugal, tendo mesmo já viagem marcada para o próximo dia 17 de Junho. O facto de vir tão cedo prende-se com a necessidade de o jogador encontrar casa e começar a conhecer a zona de Lisboa e do Seixal, onde passará a maior parte do seu tempo. A namorada de Jara irá acompanhá-lo nesta viagem, podendo ambos, mais tarde, vir também a ter a companhia de alguns familiares próximos.
Shaffer coloca Jara no patamar de Saviola
O lateral-esquerdo José Shaffer, que o Benfica emprestou ao Banfield, conhece bem Jara e considera que o clube da Luz acertou em cheio na contratação do compatriota, tal como na de Gaitán. Referindo-se em concreto a Jara, Shaffer lembra que chegou a defrontar o avançado na Argentina e que este não era alvo fácil de marcar. "É um jogador muito bom e acredito que vai ser capaz de se integrar bem no Benfica, à semelhança do que se passou com o Di María", começa por referir o lateral-esquerdo a O JOGO. O defesa passa depois à análise das principais características de Jara. "É muito, muito rápido com a bola e sabe fazer golos. Em termos comparativos, pode dizer-se que é um pouco como o Saviola na sua maneira de jogar", compara o lateral-esquerdo, que ainda tem contrato com o Benfica. Apesar da juventude de Jara, a sua maturidade e o facto de encontrar vários compatriotas e brasileiros na Luz serão factores, segundo Shaffer, decisivos para uma integração mais ou menos rápida no futebol português. "O Benfica tem um bom grupo de trabalho, e o Jara, tal como o Gaitán, vai ser bem recebido por todos. A presença de jogadores como o Aimar e o Saviola será, aliás, importante para isso acontecer", garante Shaffer.
Gaitán vai desequilibrar
Além de Jara, o Benfica também já assegurou a contratação de mais um argentino, Nicolás Gaitán. A este reforço dos encarnados para 2010/11, Jara tece rasgados elogios e aponta-lhe alguns dos pontos fortes que poderão ser mais-valias para a equipa encarnada. "O Gaitán é um grande jogador, pois tem características técnicas muito interessantes. É um desequilibrador nato, e não tenho quaisquer dúvidas de que vai mostrar todas as suas qualidades no Benfica", garante.
O Jogo