DO PLANEAMENTO DA PRÓXIMA ÉPOCA (2013/2014)

 

Uma das criticas recorrentemente dirigidas à estrutura de apoio ao futebol profissional do SL e Benfica tem, justamente, sido o fraco planeamento atempado e precavendo situações de saídas para lugares chave do plantel que por consequência podem colocar em perigo o desejado equilíbrio do quadro de jogadores da equipa principal.

 

Escusado será referir as saídas de Witsel e Javi Garcia no último dia do defeso passado, sem hipótese de substituição ou reforço da equipa. Outros exemplos existem mas a título de exemplo bastam estes.

 

Para a próxima época parece que o Benfica já terá contratado/adquirido 3 jogadores ( Rojas, Djuricic e Sulejmani......), 3 médios. Se estas aquisições parecem enquadrar-se num melhor e atempado planeamento da próxima época, que se aplaude, por outro lado, deixam-me preocupado.

 

Deixam-me preocupado porque, excetuando um médio de posição 6 que faz falta, o Benfica está razoavelmente bem servido neste setor da equipa. Nas laterais nada de novo há anos. Se André Almeida parece ter qualidade para substituir Maxi, à esquerda Luisinho creio não conseguir jogar ao mais alto nível, entenda-se ao nível que o Benfica precisa e, Melgarejo, não comprometendo e realizando algumas boas exibições não é um defesa/lateral esquerdo de raiz.

 

O que a estrutura do Benfica devia fazer, em primeiro lugar, era reforçar os setores onde a equipa patenteia maior necessidade e menor equilíbrio. Fazendo o diagnóstico era atacar o mercado desde já. De seguida, verificar que jogadores do atual plantel podem estar em risco de saída (Garay e Matic, por exemplo) e antes de efetivar estas ou outras quaisquer transferências já ter alinhavada a sua substituição.

 

Em suma: importa fazer o diagnóstico das necessidades;

                identificar objetivos;

         e precaver eventuais saídas, trabalhando, desde já, na construção de um plantel rico (na medida do possível) e equilibrado.

 

Nota final: Que papel está a ter Jorge Jesus nas contratações, eventualmente, já firmadas???

 

GRANDE REMATE DE magalhaes-sad-slb às 15:31 | COMENTAR | favorito