71,45=72

 

É SÓ FAZER AS CONTAS...

 

O professor Armando Leitão, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fez as contas e explica por ‘A mais B’, esta quinta-feira, ao Jornal de Notícias (JN) porque não pode o FC Porto ser afastado da Taça da Liga devido à alegada utilização irregular de três jogadores.

O regulamento da Taça da Liga indica que “qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que estejam 72 horas após o final do jogo que tenham representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo”. É nesta contagem que o professor de engenharia da Faculdade do Porto, Armando Leitão, se baseia para explicar que o FC Porto cumpriu a lei. 

Ao JN, o docente começa por esclarecer que “o tempo se mede, não se conta” e “quem fez a lei definiu uma precisão à hora e não ao minuto”. Assim sendo, e “a partir do momento em que a precisão é a hora, 71 horas e 45 minutos são 72 horas”. Este arredondamento é feito porque “72 horas é o intervalo entre 71 horas e 30 minutos fechado até às 72 horas e 30 minutos aberto”.

 

ORA BEM:

Contrato em litros. Serve o presente contrato para adquirir 72 litros de vinho. Como o contrato refere, apenas, litros, o vendedor fornece 71,6 lts ao comprador… ao fim de 10 vendas já vale uma bebedeira de borla…

 

Contrato em kilos: Serve o presente contrato para adquirir 72 kilos da “amarelinha” utilizada na Cedofeita. O Vendedor orgulhoso só fornece 71,6 kilos e o comprador não pode reclamar. O contrato foi feito em kilos. Quem ganha, o FCP que recebe o remanescente do produto de borla…

 

Contrato em tempo: o trabalhador tem que prestar 72 horas de trabalho. O Trabalhador realiza 71h30, porque o contrato é outorgado em horas, fica com 30 minutos de ganho por período de 72 horas, ou seja, ao fim de 3 períodos de 72 horas já pode ir ver o FCP no horário de trabalho…

 

Descontos de jogo: quando um árbitro assistente levantar a placa com o tempo suplementar de jogo com a indicação de 5’ minutos, não se aflijam se ao fim de 4’ minutos e pouco o árbitro dê a partida por terminada. É que o tempo de descontos é contabilizado em minutos e não em segundos…

 

GRANDE REMATE DE magalhaes-sad-slb às 16:11 | COMENTAR | favorito