UM POUCO DE HISTÓRIA... CLUBES DO REGIME...

 

 

Há muitas histórias mal contadas sobre o mito do "clube do regime". Por exemplo, sabiam que o Estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio de 1952, exactamente a mesma data do golpe militar que instituiu o Estado Novo em 1926?...

E que o Benfica inaugurou o Campo das Amoreiras a 5 de Outubro, dia da Implantação da República, e o Estádio da Luz a 1 de Dezembro, data da Restauração da Independência?

Sabiam que o campeonato de 38/39 foi ganho pelo FC Porto num jogo contra o Benfica na última jornada, no campo da Constituição, que terminou empatado a 3-3 e no qual foi anulado um golo ao Benfica no último minuto que daria a vitória no jogo e no campeonato ao Benfica? Segundo registos da época, só o árbitro pode ter visto uma falta que ninguém mais viu.

Sabiam que em 1939/40 o campeonato foi alargado de 8 para 10 clubes para que o FC Porto participasse, pois na altura os participantes no campeonato eram apurados a partir dos campeonatos regionais e nessa época o Porto não se tinha qualificado? Em 41/42 o Porto voltou a não se qualificar e o campeonato voltou a ser alargado para 12 clubes.

Sabiam que em 1961, no dia seguinte à vitória em Berna na final da Taça dos Campeões Europeus, o Benfica foi obrigado a deslocar-se a Setúbal com a reserva para jogar para a Taça de Portugal, perdendo por 4-1 e sendo eliminado, enquanto 15 jogadores do plantel principal viajavam de Berna para Lisboa?

Sabiam que, uma vez que jogava em Berna, o Benfica pediu à Federação o adiamento do jogo de Setúbal, como tinha toda a lógica, e a Federação recusou? Isto numa época em que o Benfica foi campeão nacional e campeão europeu.

Sabiam que os benfiquistas são chamados de "encarnados" porque o Antigo Regime não gostava da palavra "vermelhos", que conotava com comunistas? E que o Benfica teve dirigentes da oposição e um presidente que era do PCP?

Sabiam que o Estádio da Luz foi inaugurado em 1954 e só teve o primeiro jogo da selecção em 1971, mesmo quando a maioria dos jogadores da selecção eram do Benfica? Nesses 17 anos o Estádio das Antas teve 8 jogos da selecção, Alvalade 4 e o Restelo 1.

E que o FC Porto é a única equipa portuguesa que jogou 3 finais da Taça de Portugal no seu estádio? O antigo Estádio das Antas teve 4 finais da Taça de Portugal, 3 delas com o FC Porto a jogar, uma ganha pelo Benfica em 1983.

Sabiam que nos primeiros 20 anos pós-25 de Abril (entre 1974 e 1994) o Benfica ganhou 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, enquanto o FC Porto ganhou 8 campeonatos e 5 taças?

Sabiam que na época de 72/73 o Benfica ganhou 23 jogos seguidos e sagrou-se campeão só com vitórias a 7 jornadas do fim, e o primeiro jogo que não ganhou foi precisamente nas Antas, à 24.ª jornada (2-2) porque foi marcado um penálti inexistente que deu o empate ao Porto, a 4 minutos do fim?

Os penáltis à moda das Antas já vêm de longe...

GRANDE REMATE DE magalhaes-sad-slb às 12:02 | COMENTAR | favorito